domingo, 13 de novembro de 2011

Projeto "Reconto de Lendas Folclóricas"

PROJETO:
        “RECONTO
               DE LENDAS
                   FOLCLÓRICAS”.





PRIMAVERA DO LESTE – MT
2011
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO – SEDUC
ASSESSORIA PEDAGÓGICA
ESCOLA MONTEIRO LOBATO


IDENTIFICAÇÃO:
PROFESSORA:  MARIA HELENA MOHR DIAS
TURMA:  PRIMEIRA FASE DO SEGUNDO CICLO
TURNO:  VESPERTINO















JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas de ensino aprendizagem e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, vou aproveitar para trabalhar com os meus alunos algumas lendas e mitos da cultura popular brasileira..
Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas e crenças populares. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

OBJETIVO GERAL
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, conhecer a importância do folclore para as crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Propor um trabalho, onde desperte o interesse dos alunos em relação a cultura popular brasileira, de conhecer a importância do Folclore e desenvolvendo atividades importantes dentro do currículo escolar tendo como foco principal as Lendas Folclóricas.

METAS
Alcançar a participação significativa de todos os alunos de forma satisfatória no projeto.

METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos farão pesquisas na internet sobre as lendas propostas, leituras de lendas, diálogos e discussões diversas sobre o que é Folclore, ilustração de textos através de reconto e desenhos. Expondo estes trabalhos na feira cultural. 

CRONOGRAMA
                                   Período de Desenvolvimento do Projeto

Ações  serem desenvolvidas
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Escolha do tema e leitura para embasamento teórico






Elaboração do Projeto






Apresentação do Projeto junto a coordenação da Escola






Aplicação do Projeto






Avaliação do Projeto






Mostra dos trabalhos desenvolvidos no Projeto










RECURSOS MATERIAIS
Utilização de diversos recursos como:
Ø     Folhas Sulfite;
Ø     Stencil;
Ø     Xerox;
Ø     Cola;
Ø     Tesouras;
Ø     Lápis coloridos;
Ø     Tintas;
Ø     Lã;
Ø     Papel cartão;
Ø     Papel crepon;
Ø      Eva.

RECURSOS TECNOLÓGICOS
- Computador;
-  Máquina Fotográfica Digital.

AVALIAÇÃO
Será de forma contínua, tendo sempre em vista o progresso do aluno nas atividades propostas do projeto, analisar o seu desempenho de cooperação, participação, responsabilidade e organização, considerando também as suas atitudes em relação as atividades desenvolvidas em grupos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pesquisas na Internet (http://www.reler.com.br/)
Coleção Folclore Divertido.
Bazar do Folclore – Ricardo Azevedo
Armazém do Folclore – Ricardo Azevedo
Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo





ANEXOS:

Vídeo - Dawbor "Educação e Tecnologia".

http://www.youtube.com/watch?v=ViG_nK351E0&feature=related

Link muito interessante.

Planejamento de Aula - quarto ano (séries iniciais)

PLANEJAMENTO:
Reescrita de fábulas mudando elementos da narrativa
Objetivos
- Comparar diferentes versões de uma fábula, relacionando os diversos sentidos produzidos pelos recursos de linguagem.
- Apropriar-se de procedimentos de escrita, como planejamento e revisão.

Conteúdos- Leitura.
- Produção de texto.

Anos
3º e 4º.

Tempo estimado
Cinco aulas.

Material necessário
Livros diversos que contenham fábulas como: A Formiga e a Cigarra, A Lebre e a Tartaruga, O Leão e o Camundongo, A Galinha dos Ovos de Ouro, Os Músicos de Brhemen.

FlexibilizaçãoAntecipar a leitura das diferentes versões do conto para as crianças, estimule o aluno a colaborar com as discussões em sala, tanto para apontar distinções entre as histórias, quanto no momento de recontar o conto oralmente. Caso ele ainda não seja capaz de reescrever todo o conto sugira que ele construa uma galeria de personagens, trabalhando com listas e descrições. A turma pode ser avisada de que se precisarem de informações a respeito dos personagens da fábula, podem contar com o material produzido pelo colega. Amplie o tempo de realização de cada uma das etapas.


Desenvolvimento
1ª etapa
Explore com os alunos as fábulas propostas, para que eles conheçam características e recursos do gênero.

2ª etapa
Realize uma leitura compartilhada e ajude a turma a identificar as diferenças entre elas.

3ª etapa
Convide os alunos a escrever suas próprias versões para a fábula, alterando o que desejarem. Pode ser o final da história, por exemplo. Organize a turma em duplas para a atividade.

4ª etapa
Peça que os estudantes recontem a fábula oralmente antes de escrevê-la, propondo que realizem as alterações. Este é o momento certo para explicar a eles a importância de criar elementos em suas produções, colocando marcas pessoais na hora da redação.

5ª etapa
No quadro planeje a reescrita. Questione a criançada sobre os episódios que não podem faltar. Faça perguntas como "O que colocamos no primeiro momento?". Se houver dificuldade na percepção desses elementos, sugira a consulta aos textos de referência e busque com os alunos os indicativos de apresentação dos personagens, por exemplo.

6ª etapa
É hora de começar a produção. Percorra a sala, orientando as duplas e observando como os pequenos lidam com o processo de reescrita que exige mudanças.

7ª etapa
Recolha os textos e analise as produções. Em uma folha à parte, anote os aspectos que precisam ser revistos pelas crianças, para usar na etapa seguinte.

8ª etapa
Devolva o material as duplas e peça que o revisem. Para ajudar, escolha uma produção para ser discutida coletivamente. Assuma a função de escriba e divida o quadro em três partes: na primeira, escreva o planejamento elaborado pela turma. Deixe o meio para a reescrita e, na última parte, transcreva o texto selecionado. Para fazer os ajustes necessários, vá fazendo interrogações como "Isso está repetitivo?". Nas situações conflitantes, proponha a consulta aos escritos de referência, para que percebam e como resolver o problema detectado.

Avaliação
Observe os avanços nos procedimentos de leitura, a inferência e a comparação de informações, o estabelecimento de relações, a síntese de idéias. Em relação à escrita, observe se os alunos aprenderam a planejar e articular os acontecimentos da narrativa em uma seqüência temporal, a usar palavras, expressões e recursos (como a pontuação) de forma a deixar os textos bem escritos e interessantes a fim de proporcionar boas leituras. Também analise os procedimentos de revisão. Por fim, avalie as modificações na fábula sugeridas pelas crianças. Elas fazem sentido em relação ao resto da história?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Domínio Público

O Site sobre O Domínio Público, tem assuntos muito interessantes muito úteis para nosso dia à dia na área da educação, traz vídeos, textos e muito mais.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011




professor pesquisador reflexivo

Ser professor hoje, é um desafio constante, tanto com os conteúdos como o lidar com os alunos.
Eu como educadora neste contexto, procuro trabalhar com amor e muita dedicação com tudo o que se relaciona a escola.
Como professora, procuro sempre promover aulas interessantes para atrair a cada dia mais a atenção e o entendimento dos meus alunos, e com isso aprendo muito com eles a cada dia que se passa. Aprender ensinando.