domingo, 13 de novembro de 2011

Planejamento de Aula - quarto ano (séries iniciais)

PLANEJAMENTO:
Reescrita de fábulas mudando elementos da narrativa
Objetivos
- Comparar diferentes versões de uma fábula, relacionando os diversos sentidos produzidos pelos recursos de linguagem.
- Apropriar-se de procedimentos de escrita, como planejamento e revisão.

Conteúdos- Leitura.
- Produção de texto.

Anos
3º e 4º.

Tempo estimado
Cinco aulas.

Material necessário
Livros diversos que contenham fábulas como: A Formiga e a Cigarra, A Lebre e a Tartaruga, O Leão e o Camundongo, A Galinha dos Ovos de Ouro, Os Músicos de Brhemen.

FlexibilizaçãoAntecipar a leitura das diferentes versões do conto para as crianças, estimule o aluno a colaborar com as discussões em sala, tanto para apontar distinções entre as histórias, quanto no momento de recontar o conto oralmente. Caso ele ainda não seja capaz de reescrever todo o conto sugira que ele construa uma galeria de personagens, trabalhando com listas e descrições. A turma pode ser avisada de que se precisarem de informações a respeito dos personagens da fábula, podem contar com o material produzido pelo colega. Amplie o tempo de realização de cada uma das etapas.


Desenvolvimento
1ª etapa
Explore com os alunos as fábulas propostas, para que eles conheçam características e recursos do gênero.

2ª etapa
Realize uma leitura compartilhada e ajude a turma a identificar as diferenças entre elas.

3ª etapa
Convide os alunos a escrever suas próprias versões para a fábula, alterando o que desejarem. Pode ser o final da história, por exemplo. Organize a turma em duplas para a atividade.

4ª etapa
Peça que os estudantes recontem a fábula oralmente antes de escrevê-la, propondo que realizem as alterações. Este é o momento certo para explicar a eles a importância de criar elementos em suas produções, colocando marcas pessoais na hora da redação.

5ª etapa
No quadro planeje a reescrita. Questione a criançada sobre os episódios que não podem faltar. Faça perguntas como "O que colocamos no primeiro momento?". Se houver dificuldade na percepção desses elementos, sugira a consulta aos textos de referência e busque com os alunos os indicativos de apresentação dos personagens, por exemplo.

6ª etapa
É hora de começar a produção. Percorra a sala, orientando as duplas e observando como os pequenos lidam com o processo de reescrita que exige mudanças.

7ª etapa
Recolha os textos e analise as produções. Em uma folha à parte, anote os aspectos que precisam ser revistos pelas crianças, para usar na etapa seguinte.

8ª etapa
Devolva o material as duplas e peça que o revisem. Para ajudar, escolha uma produção para ser discutida coletivamente. Assuma a função de escriba e divida o quadro em três partes: na primeira, escreva o planejamento elaborado pela turma. Deixe o meio para a reescrita e, na última parte, transcreva o texto selecionado. Para fazer os ajustes necessários, vá fazendo interrogações como "Isso está repetitivo?". Nas situações conflitantes, proponha a consulta aos escritos de referência, para que percebam e como resolver o problema detectado.

Avaliação
Observe os avanços nos procedimentos de leitura, a inferência e a comparação de informações, o estabelecimento de relações, a síntese de idéias. Em relação à escrita, observe se os alunos aprenderam a planejar e articular os acontecimentos da narrativa em uma seqüência temporal, a usar palavras, expressões e recursos (como a pontuação) de forma a deixar os textos bem escritos e interessantes a fim de proporcionar boas leituras. Também analise os procedimentos de revisão. Por fim, avalie as modificações na fábula sugeridas pelas crianças. Elas fazem sentido em relação ao resto da história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário